Os 5 Alimentos que Ajudam a Tratar Labirintite

Os 5 Alimentos que Ajudam a Tratar Labirintite
5 (100%) 11 votes

Os Alimentos que Ajudam a Tratar Labirintite são uma forma natural de tratar essa doença. Além disso, é uma inflamação do ouvido interno chamado também de labirinto, é preciso que se faça para aliviar os sintomas que normalmente são tontura, vertigem e falta de equilíbrio, enjoo, perda de audição em um dos ouvidos, mal estar e etc.

O tratamento da labirintite é feito através de medicações receitadas por um médico, além de uma dieta. A alimentação é muito importante no tratamento, pois alguns alimentos devem ser evitados, já que estes aumentam os sintomas da labirintite. Outros alimentos, porém, ajudam a diminuir os sintomas e a combater a inflamação.

alimentos que ajudam a tratar labirintite

O que é Labirintite?

É o comprometimento do labirinto estrutura do ouvido interno, responsável pela audição e pelo equilíbrio. Portanto, processos inflamatórios, infecciosos e tumorais, doenças neurológicas, compressões mecânicas e alterações genéticas podem provocar crises de labirintite.

Existem alguns fatores de risco para essa doença, como hipoglicemia (açúcar baixo no sangue), diabetes, hipertensão, otites, uso de álcool, fumo, café e de certos medicamentos, entre eles, alguns antibióticos, anti-inflamatórios, estresse e ansiedade.

Qual a Influência da Alimentação?

Existem alimentos que interferem no sistema nervoso, hiperestimulando e causando as crises de labirintite, então fuja dos alimentos cheios de gordura e substâncias como o glutamato monossódico. Portanto, é importante também evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.

Por outro lado, existem alimentos que fortalecem nosso corpo e melhoram os sintomas, evitando a crise de labirintite. Portanto, evite também longos períodos em jejum, se alimente de 3 em 3h, se hidrate adequadamente e pratique exercícios físicos orientados por um médico ou educador físico.

Quais são os Sintomas?

Tonturas e vertigens associadas ou não a náuseas, vômitos, sudorese, alterações gastrintestinais, perda de audição, desequilíbrio, zumbidos, audição diminuída.

Alimentos que Fazem Mal Para Labirintite:

  • Os alimentos que fazem mal na labirintite e por isso devem ser evitados são:
  • Doces, balas, chocolate, bolos, biscoitos, sorvetes ou outros alimentos ricos em açúcar;
  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos, principalmente os industrializados;
  • Bebidas estimulantes, como café, coca-cola e chá mate;
  • Frituras, embutidos e outros alimentos ricos em gorduras;
  • Bebidas alcoólicas.

Além de evitar esses alimentos é importante não adicionar sal ao temperar os alimentos porque o sal aumenta a pressão no ouvido que agrava a inflamação, para temperar os alimentos deve preferir-se ervas aromáticas como alecrim ou orégano.

Veja como usar estas e outras ervas para temperar aqui. Comer de 3 em 3 horas também ajuda a evitar o aparecimento de crises de labirintite assim como estar hidratado por isso recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Os Alimentos que Ajudam a Tratar Labirintite:

1. Amla:

Este remédio natural, vindo da ayurveda (medicina tradicional indiana), fornece uma rica fonte de vitamina A e C, aumentando a sua imunidade. Portanto, melhora a circulação sanguínea, e ajuda a tratar e prevenir tonturas.

Veja Também: Vitamina A; Fontes, Benefícios e Deficiência!

tratar labirintite

2. Mel:

Os açúcares naturais encontrados no mel podem lhe dar um impulso de energia e aliviar a tontura. Portanto, o mel também pode ajudar a prevenir a baixa de açúcar no sangue uma causa comum desse problema.

3. Iogurte com Morango:

Ricos em vitamina C, os morangos são efetivos para o tratamento de tonturas. Já o iogurte é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram a circulação sanguínea. Além de fazer bem, essa união é uma sobremesa muito gostosa e saudável.

Veja Também: Os 40 Benefícios do Morango Para Saúde

4. Ginkgo Biloba:

O ginkgo biloba é uma outra alternativa eficaz que vai combater a tontura. Isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, impedindo tonturas. Esta erva também é eficaz no tratamento de zumbido, que também pode provocar o mesmo problema já mencionado. Por isso é um dos Alimentos que Ajudam a Tratar Labirintite.

Veja Também: Os 12 Benefícios de Ginkgo Biloba Para Saúde

5. Alimente-se Bem:

Baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia) também podem aumentar a probabilidade de sentir-se tonto. A fome pode torná-lo propenso a tonturas. Assim, sempre que você sentir isso, tente comer alguma coisa. Evite permanecer sem se alimentar por um longo período de tempo. Opte por lanches que são ricos em carboidratos ou açúcar, como uma barra de chocolate ou uma banana.

O conteúdo deste artigo foi extraído do Dr. Saúde que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *