Os 9 Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite

Os 9 Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite
5 (100%) 7 votes

Os Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite são uma forma natural de tratar essa doença. Além disso, o estilo de vida cada vez mais acelerado, combinado com o excesso de alimentos altamente processados e o consumo exagerado de cafeína e álcool estão contribuindo para uma verdadeira epidemia mundial de gastrite.

Hoje em dia muitas pessoas sofrem com essa doença, que causa dores e desconfortos na região abdominal, podendo também ocasionar problemas digestivos. O tratamento para gastrite deve ser prescrito por um médico, e nesse artigo damos algumas dicas para que você possa complementar esse tratamento.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 70% da população brasileira é portadora da H.pylori, bactéria que pode causar gastrite crônica. Infelizmente, no entanto, o Brasil não está sozinho nesta estatística, já que dois bilhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com alguma forma de inflamação do estômago.

alimentos para tratar gastrite

O que é Gastrite?

A gastrite é um termo utilizado para descrever uma série de condições que têm em comum a inflamação da mucosa (parede) do estômago. Quando ocorre de maneira súbita, a gastrite é chamada de aguda, e quando os sintomas se acumulam ao longo do tempo, é denominada gastrite crônica.

A gastrite pode ser causada por diversos fatores, entre eles a atuação da bactéria H.pylori, doenças autoimunes, uso prolongado de anti-inflamatórios, café e outras bebidas acidificantes em excesso, estresse, refluxo da bile e excesso de álcool. Para Tratar Gastrite crônica não é nada fácil.

Um em cada sete brasileiros está infectado com a H.pylori, bactéria que se aloja no estômago e não é afetada pela acidez do órgão. A presença da bactéria no estômago não significa desenvolvimento da doença, mas quando combinada com maus hábitos alimentares e outras condições estressantes para o estômago, a H.pylori pode se proliferar.

A Importância da Alimentação:

A dieta pode ser tanto uma grande vilã como a principal aliada de quem sofre com gastrite. Uma dieta para Tratar Gastrite com uma alimentação equilibrada irá garantir que o organismo se mantenha saudável e que o sistema imune esteja fortalecido para combater as inflamações estomacais.

E, tão importante quanto evitar uma série de alimentos que pode agravar o quadro inflamatório, é incluir na dieta opções que podem acelerar o processo de cicatrização. Confira abaixo quais são esses alimentos para Tratar Gastrite e como incluí-los no cardápio de sua dieta.

Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite:

1. Chia:

Ao entrar em contato com água ou outro líquido no estômago, a chia se transforma em um gel, que protege a parede do estômago contra a ação do ácido clorídrico. A sementinha também tem ação anti-inflamatória e aumenta o bolo alimentar, ajudando no controle das porções consumidas durante as refeições. E quanto menor a quantidade de alimentos, menor será a secreção de ácidos pelo estômago.

2. Biomassa de Banana Verde:

Produzida a partir da fruta cozida, a biomassa de banana verde possui um tipo de amido (conhecido como resistente) que não é digerido pelo organismo. Ao chegar ao intestino, esse amido constitui-se em um excelente probiótico, estimulando o crescimento de bactérias benéficas ao sistema digestivo.

Veja Também: O Que Acontece Se Você Comer 2 Bananas Por Dia Durante 1 Mês

3. Suco de Aloe Vera:

Também conhecida como babosa, a Aloe Vera tem atuação cicatrizante e pode ajudar a curar a irritação e até mesmo as feridas estomacais. É possível encontrar o suco já pronto em casas de produtos naturais.

Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Boca Seca!

4. Caldo de Feijão:

Embora o grão do feijão deva ser evitado por causa da fermentação que provoca, o seu caldo pode ser aproveitado. Além de ele ser facilmente digerido, você pode aproveitar os nutrientes que o feijão oferece e ainda matar a vontade, já que o gosto do caldo não se modifica quando separado do grão. Sopas de legumes e canjas também estão liberadas.

5. Bolachas Água e Sal:

Uma boa dica é comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).

6. Mamão:

O mamão é uma das frutas mais importante por seu conteúdo de vitaminas B1, B2, A e C, e sua riqueza de minerais como magnésio, ferro, enxofre e potássio. O mamão é uma das principais frutas que ajudam uma boa digestão, além disso, é benéfico para a pele, cabelo, ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Veja Também: As 15 Receitas Detox Para Secar a Gordura Abdominal!

tratar gastrite

7. Coco:

Destacado pelos seus altos níveis de magnésio, fósforo, cálcio e potássio, o coco está entre as frutas que mais possuem nutrientes como a fibra, que traz uma melhora no trânsito intestinal, e como a banana, atua como um leve laxante que simplesmente busca limpar o organismo.

Veja Também: As 10 Receitas Caseiras Para Eliminar a Sinusite!

8. Maçã:

Devido a um composto chamado Pectina, a maçã ao fazer contato com a água forma um gel no corpo que ajuda a proteger o intestino. Se seu caso não é de prisão-de-ventre, e sim de diarreia (já que na gastrite as duas se manifestam frequentemente) esta fruta cumpre a função de absorver os líquidos, o que faz com que as fezes se solidifiquem.

Veja Também: As 4 Receitas com Vinagre de Maçã Para Tratar a Sinusite!

9. Peixe e Frango:

As duas opções de carne branca não podem ser com gorduras. E, de preferência, têm que ser cozidos, refogados ou grelhados e NUNCA fritos. Carnes vermelhas também podem ser adicionadas ao cardápio, porém, se tiverem menor quantidade de gordura, como patinho, coxão mole e lagarto.

O conteúdo deste artigo foi extraído do Receitas Caseiras que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *