Os 10 Remédios Caseiros Para Dor de Garganta!

Os Remédios Caseiros Para Dor de Garganta imediatamente. Além disso, a Dor de Garganta é um dos sintomas médicos mais comuns, frequente tanto em adultos quanto em crianças. A inflamação da garganta normalmente é causada por um quadro de faringite e/ou amigdalite, ou seja, inflamações da faringe ou da amígdala, respectivamente. Ela pode ser um sintoma muito doloroso, que incomoda o paciente. A maioria dos casos de Dor de Garganta indicam doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves, que cessam sem tratamento médico ou então com o uso de anti-inflamatórios.

remedios caseiros para dor de garganta

Várias condições podem causar uma Dor de Garganta, e é preciso ficar atento caso o sintoma não desapareça. Dores de garganta são causadas por bactérias ou vírus. Alergias, poluição e secura da garganta também podem causar uma Dor de Garganta. A dor na região pode também ser sinal de uma gripe ou resfriado.

A Dor de Garganta causada por infecção bacteriana é mais comum em crianças ou durante os meses mais frios do ano. Uma Dor de Garganta bacteriana é diferente de uma Dor de Garganta causada por uma infecção viral. Mas ambas são contagiosas e podem ser passadas de pessoa para pessoa

O tratamento para Dor de Garganta depende da causa. Se a causa for uma doença viral, como gripe, é importante não usar antibióticos para tratá-las, pois eles matam apenas as bactérias, e não os vírus.

Os medicamentos mais comuns no tratamento de Dor de Garganta incluem cataflam, diclofenaco, dipirona, paracetamol, entre outros. Alguns tratamentos naturais também podem ser utilizados para a Dor de Garganta, como gargarejo, gengibre e limão, mas eles são apenas paliativos e não tratam a raiz do problema. Então, confira agora os Remédios Caseiros Para Dor de Garganta:

Remédios Caseiros Para Dor de Garganta:

1. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Flores de Maracujá:

O maracujá possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, e suas flores são capazes de combater a inflamação na garganta e trazer alívio através de um gargarejo.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de flores de maracujá lavadas e picadas;
  • 1 xícara de chá de água.

MODO DE PREPARO:

  • Ferva a água, acrescente as flores e deixe na xícara tampada por dez minutos. Coe e dexe amornar um pouco.
  • Faça gargarejos com esse chá morno quatro vezes ao dia.

2. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Hortelã e Mel:

O chá de hortelã é uma das melhores Remédios Caseiros Para Dor de Garganta, combatendo o desconforto e o mal-estar.

INGREDIENTES:

  • 1 talo de hortelã
  • 300 ml de água
  • 1 colher de mel

MODO DE PREPARO:

  • Adicionar as folhas de 1 talo de hortelã em 300 ml de água e deixar ferver e depois adicionar 1 colher de mel. Coar e tomar quando estiver morno.

3. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Mel e Canela:

A combinação de mel com canela é uma das principais Remédios Caseiros Para Dor de Garganta, ao mesmo tempo em que elimina os vírus que causam irritação e infecções. A canela é uma especiaria muito popular no catálogo de medicina alternativa, valorizada por seus antioxidantes e compostos antissépticos.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de mel (50 g)
  • 1 colher de chá de canela em pó (5 g)

MODO DE PREPARO:

  • Neste caso o melhor é preparar uma infusão com os dois ingredientes. Para isso, ferva uma xícara de água e depois adicione a canela e o mel.
  • Depois de 10 minutos, consuma.
  • Atenção! A canela não deve ser consumida em excesso, porque pode ser tóxica ou ter alguns efeitos contrários ao que se deseja.

4. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Suco de Limão:

A raiz de gengibre se consolidou como uma das especiarias medicinais mais poderosas e utilizadas em diferentes culturas do mundo. É anti-inflamatória, analgésica e conta com efeitos antibióticos que favorecem com a eliminação daqueles patógenos que causam doenças.

Além de ser uma das melhores Remédios Caseiros Para Dor de Garganta, reforça as defesas do corpo para evitar o desenvolvimento de problemas virais.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa de gengibre ralado (10 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (opcional) (25 g)
  • O suco de 1/2 limão (opcional)

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a xícara de água para ferver e depois adicione o gengibre ralado.
  • Deixe repousar coberto durante 10 minutos e, se desejar, adicione o mel e o suco de limão.
  • Tome morna até três vezes por dia.
  • Se depois de tomar estes remédios durante alguns dias a dor permanecer, consulte o médico para receber um diagnóstico e outro tipo de tratamento.

5. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Eucalipto:

O chá de eucalipto é outra das ricas Remédios Caseiros Para Dor de Garganta.

INGREDIENTES:

  • 10 folhas de eucalipto
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

  • Ferva a água e depois adicione as folhas do eucalipto. Deixe esfriar um pouco e inale o vapor que sai deste chá no mínimo 2 vezes ao dia com duração de 15 minutos.

6. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Própolis:

É um das Remédios Caseiros Para Dor de Garganta mais indicadas. Mas apesar de ser um aliado da melhora dos sintomas, principalmente a dor na garganta, ele não trata o problema sozinho. “Existem alimentos que até conseguem reduzir a inflamação, mas nunca de forma tão rápida e eficaz quanto os medicamentos alopáticos.

Além disso, se você está tomando medicamentos e consegue uma melhora dos sintomas com o própolis, isso não significa que o problema está resolvido. Inclusive, considerar isso é parar de tomar a medicação pode piorar o quadro. O própolis pode vir em diversas apresentações e concentrações: extrato, tintura e pó. Ele pode ser encontrado na forma de spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, cápsulas e em gotas.

7. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Tanchagem:

A tanchagem é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias muito eficaz para aliviar o desconforto na garganta, por isso, é considerado uma das melhores Remédios Caseiros Para Dor de Garganta.

INGREDIENTES:

  • 30 g de folhas de tanchagem
  • 1 litro de água
  • 10 gotas de própolis

MODO DE PREPARO:

  • Para preparar o chá ferva a água, apague o fogo, adicione as folhas de tanchagem e deixe repousar por 10 minutos. Espere amornar, coe e acrescente as 10 gotas de própolis e faça gargarejos de 3 a 5 vezes ao dia com este chá.
  • Para completar o tratamento faça uma inalação com o chá de eucalipto.

8. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Pimenta de Caiena:

Pimenta de Caiena é outro remédio natural muito eficaz para Dor de Garganta. Esta especiaria pungente tem anti-inflamatório, bem como propriedades antibacterianas que vão ajudar a reduzir a inflamação e combater o crescimento das bactérias que causam Dor de Garganta.

  • Misture ¼ de colher de chá de pimenta de Caiena em pó, uma colher de sopa de mel e três dentes de alho ralado. Tome meia colher de chá desta mistura a cada meia a uma hora, várias vezes por dia.
  • Evite beber água imediatamente após tomar esta mistura. Como alternativa, adicione ¼ de colher de chá de pimenta caiena e uma colher de sopa de suco de limão em um copo de água quente.

9. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Frutas Cítricas:

Os sucos de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e acerola, também são ótimas Remédios Caseiros Para Dor de Garganta. A indicação é tomar o suco de três a quatro vezes ao dia. Além das frutas citadas, a maçã também é um bom remédio, pois ajuda no aquecimento e lubrificação das pregas vocais.

Outros remédios caseiros que tratam a Dor de Garganta são o própolis, os chás, a canja de galinha, a menta e o suco de toranja.

dor de garganta

10. Remédios Caseiros Para Dor de Garganta com Água e Sal:

  • Faça gargarejos com água morna e sal, várias vezes ao dia, pode auxiliar na redução do inchaço na garganta, além de soltar o catarro, o que ajuda a eliminar as bactérias causadoras da irritação.
  • Para aproveitar os benefícios, basta dissolver meia colher de chá de sal em um copo de água. Caso o gosto salgado esteja muito forte, você pode acrescentar um pouco de mel na mistura. Lembre-se de não engolir a mistura.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *